Há mais de dez anos no mercado, a Kernel Automação e Inovação é uma empresa mineira, sediada em Belo Horizonte, exercendo atividades de fabricação, manutenção, desenvolvimento de sistemas de automação e controle para equipamentos industriais na área ferroviária, petrolífera, construção civil e naval.

Sua missão é oferecer soluções completas para qualquer demanda técnicas dos clientes, proporcionando segurança e agilidade em seus processos.

Dentro do portfólio de serviços, oferecemos aluguel e manutenções em diversos tipos máquinas pesadas, modernização de equipamentos (retrofit), desenvolvimento de sistemas personalizados tanto hardware quanto software, além de uma área exclusiva de consultoria SAP (Software de ERP) permitindo fácil integração das soluções Kernel.

Com grande experiência na área em que atua, possui equipe altamente qualificada para atender as mais diversas necessidades, alinhada com as tendências do mercado e as tecnologias de ponta disponíveis.

De onde veio o nome Kernel?

Os Computadores e os PLCs/CLPs dividem-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. Até aí, nenhuma novidade. Onde entra o Kernel na história, então? Pois bem: ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos dos sistemas e permite que os programas façam uso deles.

Simples assim?

cerebroNa verdade, não. Basicamente, ele começa a funcionar assim que o Computador ou PLC/CLP é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo, sensores, atuadores e demais dispositivos). Quando o Sistema Operacional é carregado o Kernel segue administrando as principais funções dentro do Sistema. Isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.
Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.